Um pouco sobre Agatha Christie
Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de Setembro de 1890, na costa de Devon, na cidade de Torquay, sendo a terceira filha de um rico americano. Os seus livros venderam centenas de milhões de cópias em inglês, além de mais algumas centenas de milhões em línguas estrangeiras, totalizando mais de 4 bilhões. Ela é a autora mais publicada de todos os tempos em qualquer idioma, somente ultrapassada pela Bíblia e por Shakespeare. Ela é a autora de oitenta romances policiais e coleções de pequenas histórias, 19 peças e seis romances escritos sob o nome de Mary Westmacott. Agatha Christie foi pioneira ao fazer com que os desfechos de seus livros fossem extremamente impressionantes e inesperados, sendo praticamente impossível ao leitor descobrir quem é o assassino.
Inicio da Vida
Ao contrário dos irmãos, Agatha nunca teve chance de frequentar a escola pública, e foi educada pela mãe, num ambiente quase recluso onde interessou-se pela música clássica e sonhava em ser cantora lírica. Em sua infância, também através da mãe, teve o primeiro contato com a literatura
Agatha Christie foi educada em casa até seus 16 anos, quando foi estudar musica em Paris. Casou-se pela primeira vez em 1914 com o Coronel Archibald Christie. O casal teve uma única filha, Rosalind.
Enquanto o marido esteve na Primeira Guerra Mundia, Agatha trabalhou em um hospital e em uma farmácia, oque influenciou seu trabalho: muitos dos assassinatos em seus livros foram cometidos com o uso de veneno.
Ingresso na Literatura
Enquanto atuava como enfermeira na Inglaterra, aceita um desafio da irmã: escrever uma história policial em que o leitor não pudesse descobrir a identidade do assassino antes do final da narrativa. Daí surgiu O Misterioso Caso de Styles, que tinha como protagonista um belga chamado Hercule Poirot, inspirado nos vários políticos belgas que se refugiaram na Inglaterra naquela época.O livro foi publicado em 1920 pela editora Bodley Head vendendo cerca de 2.000 cópias, após ser rejeitado por 6 editoras
Nenhum comentário:
Postar um comentário